Estudo psicanalítico sobre Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH) na infância

  • Miriam Izolina Padoin Dalla Rosa Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Geovane dos Santos da Rocha Prefeitura Municipal de Realeza
Palavras-chave: TDAH, Estudo comparativo, Psicomotricidade

Resumo

A grande incidência do Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH) na infância transforma esse transtorno em uma das psicopatologias típicas do século XXI. A fim de problematizar as especificidades de seu diagnóstico, realizou-se um estudo comparativo entre dois casos de crianças diagnosticadas inicialmente com TDAH. Tal estudo conduz à afirmação de que esta psicopatologia é composta por uma série de sintomas que podem ser considerados manifestações do inconsciente na psicomotricidade. Constatou-se, portanto, que o TDAH é uma resposta subjetiva da criança frente aos entraves em sua constituição psíquica, expressados por meio da agitação psicomotora e pelas dificuldades psicoafetivas nas relações com os outros.

Biografia do Autor

Miriam Izolina Padoin Dalla Rosa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Professora docente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Especialista em Psicanálise Clínica e Cultura. Mestre em Educação pela UAA. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Toledo, PR, Brasil.

Geovane dos Santos da Rocha, Prefeitura Municipal de Realeza

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pós-graduando em Psicanálise Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Psicólogo escolar atuante na Secretaria da Educação da Prefeitura Municipal de Realeza/PR. Realeza, PR, Brasil.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BARLOW, D. H.; DURAND, V. M. Psicopatologia: uma abordagem integrada. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

FOUCAULT, F. Os anormais. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FREUD, S. (1912). A dinâmica da transferência. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, 12).

______. (1917). As transformações do instinto exemplificadas no erotismo anal. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (ESB, 17).

GOUVEIA, D. C. Uma visão psicanalítica do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Rev. Psicopedagogia, v. 21, n. 64, p. 69-71, 2004.

HOCKENBERRY, M. J.; WILSON, D. W. Fundamentos da enfermagem pediátrica. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

JERUSALINSKY, A. Diagnóstico de déficit de atenção, o que pode dizer a psicanálise? In: Conferencia proferida en la Fundación para el Estudio de los Problemas de la Infancia, abril 2006, Buenos Aires, Argentina.

LACAN, J. (1986). Duas notas sobre a criança. Tradução de S. Sobreira. Revista do Campo Freudiano, 37. Disponível em: <http://www.acpsicanalise.org.br/docs/duas-notas-sobre-crianca.pdf>. Acesso em: 19 dez. 2017

LEVIN, E. A clínica psicomotora: o corpo na linguagem. 9. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

MANNONI, M. A criança retardada e a mãe. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MARCELLI, D. Manual de psicopatologia da infância de Ajuriaguerra. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.

SADOCK, B. J.; SADOCK, V. A.; RUIZ, P. Compêndio de psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

ROCHA, G. S.; ROSA, M. I. P. D. Diagnóstico psicanalítico do Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH) na infância. Psicologia Argumento, v. 37, n. 96, p. 230-247, 2019.

SILVA, A. B. B. Mentes inquietas - TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. São Paulo: Gente, 2014.

Publicado
30-11-2020
Como Citar
ROSA, M.; ROCHA, G. Estudo psicanalítico sobre Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH) na infância. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 42, n. 43, p. 249-264, 30 nov. 2020.