Do desprazer da realidade ao encontro com o trauma

pensando em uma afirmação do desprazer

  • Stephanie Soares Brum Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clínica da Contemporaneidade-NEPECC, Rio de Janeiro, RJ
  • Leonardo Câmara Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Rio de Janeiro, RJ
  • Diego Sanzana Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clínica da Contemporaneidade-NEPECC, Rio de Janeiro, RJ
Palavras-chave: Afirmação do desprazer, Trauma, Autodestruição, Clivagem

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a ideia de afirmação do desprazer. A afirmação do desprazer é uma ideia-problema que nos permite observar um movimento próprio ao aparelho psíquico que leva o sujeito a afirmar uma faceta desprazerosa da experiência. Essa proposta ferencziana, que podemos reconhecer como uma inflexão no próprio princípio do prazer, nos coloca diante de dilemas referentes à problemática do trauma, da clivagem, do movimento de autodestruição, assim como um direcionamento à vida mesmo diante da morte iminente.

Biografia do Autor

Stephanie Soares Brum, Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clínica da Contemporaneidade-NEPECC, Rio de Janeiro, RJ

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Teoria Psicanalítica pelo Programa de Pós Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clínica da Contemporaneidade (NEPECC). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Leonardo Câmara, Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Rio de Janeiro, RJ

Psicólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorando do Programa de Pós Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Diego Sanzana, Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clínica da Contemporaneidade-NEPECC, Rio de Janeiro, RJ

Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clínica da Contemporaneidade (NEPECC). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Publicado
06-08-2020
Como Citar
BRUM, S.; CÂMARA, L.; SANZANA, D. Do desprazer da realidade ao encontro com o trauma. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 42, n. 42, p. 135-151, 6 ago. 2020.