Articulações entre Winnicott e Bachelard

a casa como símbolo de confiança

  • Maria Teresa de Oliveira Saldanha Universidade Veiga de Almeida (UVA), Rio de Janeiro, RJ
  • Perla Klautau Universidade Veiga de Almeida (UVA), Rio de Janeiro, RJ
Palavras-chave: Winnicott, Psicanálise, Arquitetura

Resumo

Por meio de uma articulação entre fenomenologia, psicanálise e arquitetura, desenvolveremos um estudo da casa como símbolo de confiança e, assim, como instrumento facilitador do processo de desenvolvimento emocional do ser humano. Nossa investigação tem por meta demonstrar em que medida o pensamento do pediatra e psicanalista inglês Donald Woods Winnicott acerca do ambiente, articulado com a poética de Gaston Bachelard, pode enriquecer as bases teóricas da arquitetura, e design de interiores. De acordo com a teoria psicanalítica de Winnicott, a confiança na mãe-ambiente é fundamental para que o bebê tenha o sentimento de existir e, posteriormente, habitar a realidade compartilhada. O sentimento de confiança garante as bases para que a criança possa avançar no processo psíquico de formação de um self autônomo e sentir-se segura para habitar a realidade compartilhada. É somente a partir dessa atmosfera da confiança que a criança poderá sentir-se apta para entrar em contato com o mundo e, posteriormente, realizar suas primeiras interações lúdicas, isto é, o brincar, que na vida adulta se manifesta na experiência cultural. Na mesma linha, o filósofo francês Gaston Bachelard considera que a casa é um símbolo de segurança e proteção, atuando como guardiã da nossa identidade. A casa configura, portanto, um elemento que garante estabilidade, sendo um produto do próprio sentimento de acolhimento, conforto e segurança.

Biografia do Autor

Maria Teresa de Oliveira Saldanha, Universidade Veiga de Almeida (UVA), Rio de Janeiro, RJ

Doutoranda em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Perla Klautau, Universidade Veiga de Almeida (UVA), Rio de Janeiro, RJ

Membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ). Professora Doutora da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

ACADEMIA das Ciências de Lisboa. Instituto de Lexicologia e Lexicografia. Dicionário da língua portuguesa contemporânea. Lisboa: Editorial Verbo, 2001.

ABRAM, J. A linguagem de Winnicott: dicionário das palavras e expressões utilizadas por Donald Winnicott. Rio de Janeiro: Revinter, 2000.

BACHELARD, G. A poética do espaço. 1. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1974. (Os pensadores, 38).

CHEVALIER, J; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.

FELIPPE, M. L. Casa: uma poética da terceira pele. Psicologia & Sociedade, v. 22, n. 2, p. 299-308, 2010.

FREUD, S. (1929). O mal-estar na civilização. Rio de Janeiro: Imago, 1994. (Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, 21).

LEROI-GOURHAN, A. Le geste et la parole. Paris: Albin Michel, 1977.

LOPARIC, Z. Origem em Heidegger e Winnicott. Nat. hum., São Paulo, v. 9, n. 2, p. 243-274, dez, 2007.

SANTOS, M. A. dos. A constituição do mundo psíquico na concepção winnicottiana: uma contribuição à clínica das psicoses. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 1, n. 3, 1999.

WiNNICOTT, D. W. (1955). A posição depressiva no desenvolvimento emocional normal. In: ______. Da pediatria à psicanálise. Tradução de D. L. Bogomoletz. Rio de Janeiro: Imago, 2000. p. 355-373.

______. (1958). A capacidade para estar só. In: ______. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2007.

______. (1967). A localização da experiência cultural. In: ______. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

______. (1988) Human nature. London, Free Association Books. Trad.: Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

______. (1896-1971). Os bebês e suas mães. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Publicado
05-07-2021
Como Citar
SALDANHA, M.; KLAUTAU, P. Articulações entre Winnicott e Bachelard. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 43, n. 44, p. 203-215, 5 jul. 2021.