A denúncia da violência contra a mulher na arte fotográfica de Sanja Iveković

  • Leda Verdiani Tfouni Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP - USP), Ribeirão Preto, SP
  • Juliana Bartijotto Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP - USP), Ribeirão Preto, SP
  • Carolina Molena Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP - USP), Ribeirão Preto, SP
Palavras-chave: Sanja Iveković, Arte fotográfica, Discurso, Violência contra a mulher

Resumo

Analisamos o impacto da obra de Sanja Iveković, Women’s House (Sunglasses), sobre o sujeito-espectador, tomando sua arte como denúncia da violência contra a mulher. Partimos do pressuposto de que as peças discursivas apresentadas (fotografia+depoimento) constituem uma unidade, cuja opacidade de sentido reclama interpretação. Apontamos para uma contradição entre duas formações discursivas que requerem do sujeito um movimento de retroação ao já dito a fim de fazer sentido do que vê/lê. Diante da materialidade da imagem fotográfica, dir-se-ia que os óculos fazem parte de um discurso midiático de propaganda. Após a leitura dos depoimentos, porém, pode-se interpretar que a função dos óculos seja ocultar as marcas das agressões relatadas.

Biografia do Autor

Leda Verdiani Tfouni, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP - USP), Ribeirão Preto, SP

Professora titular da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do CNPq, psicanalista. Pesquisadora Associada da Rede Nacional de Ciência para Educação. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Juliana Bartijotto, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP - USP), Ribeirão Preto, SP

Doutora em psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo (USP) em dupla titulação pela Université Paris 8 – França. (Financiada pela CAPES). Psicanalista. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Carolina Molena, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP - USP), Ribeirão Preto, SP

Doutora em psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo (USP). Psicanalista. Porto Ferreira, SP, Brasil.

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Publicado
01-12-2021
Como Citar
TFOUNI, L.; BARTIJOTTO, J.; MOLENA, C. A denúncia da violência contra a mulher na arte fotográfica de Sanja Iveković. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 43, n. 45, p. 193-209, 1 dez. 2021.