A projeção do ódio ao diferente na escola:

bullying numa leitura freudiana

  • Monique Marques Longo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ
Palavras-chave: Bullying, Violência, Projeção, Identificação, Diferente

Resumo

O termo bullying tem sido veiculado de forma recorrente nos diversos âmbitos sociais, exigindo uma leitura interdisciplinar do fenômeno que tem trazido consequências nefastas às escolas, estudantes e suas famílias. O artigo objetivou trazer uma leitura psicanalítica da temática, sobretudo a partir dos conceitos freudianos de projeção, identificação e narcisismo das pequenas diferenças expostos, em especial, nas obras publicadas por Freud em 1913 e 1921. Concluímos que o psicanalista trouxe-nos contribuições imprescindíveis para pensar o ódio e a violência em geral, e o bullying em específico, concebendo-o como mecanismo inconsciente de exclusão do Eu projetado num Outro, estrategicamente posto, no lugar do diferente.

Biografia do Autor

Monique Marques Longo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ

Psicopedagoga. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Membro Associado em Formação do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado
16-11-2022
Como Citar
LONGO, M. A projeção do ódio ao diferente na escola:. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 44, n. 47, p. 207-219, 16 nov. 2022.