Idealizações no coletivo, angústia e educação

  • Fernanda Ferreira Montes Universidade Federal Fluminense - UFF. Niteói, RJ
Palavras-chave: Idealização, Angústia, Psicanálise, Educação, Coletivo

Resumo

Este artigo se propõe a analisar como o mecanismo de idealização num contexto coletivo protegeria o sujeito da angústia provocada pelo medo do desamparo em nossa sociedade contemporânea, que apresenta um discurso idealizado e massificado sobre líderes, religiões, costumes e também sobre a lógica capacitista e mercantilista na educação. Promovemos um debate a partir das ideias de Freud, Ferenczi, Winnicott e autores da cena atual com o intuito de construir um lugar possível para uma educação democrática nesse cenário.

Biografia do Autor

Fernanda Ferreira Montes, Universidade Federal Fluminense - UFF. Niteói, RJ

Professora associada do Departamento de Fundamentos Pedagógicos da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Psicóloga e Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Grupo Alteridade Psicanálise e Educação (GAP(E)) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância, Bebês e Crianças Pequenas (GERAR), inscritos no CNPQ pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrante do Grupo Brasileiro de Pesquisa Sándor Ferenczi, grupo-membro da International Sándor Ferenczi Network (ISFN). Niterói, RJ, Brasil

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Publicado
07-11-2023
Como Citar
MONTES, F. Idealizações no coletivo, angústia e educação. Cadernos de Psicanálise | CPRJ, v. 45, n. 49, p. 191-203, 7 nov. 2023.