Uma bela jornada:
56 anos do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro
Resumo
Elaborado em homenagem aos 56 anos do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ), o presente artigo tem como objetivo apresentar a história da origem da Instituição, seus fundamentos e princípios. Ao retomarem o legado de Anna Kattrin Kemper, figura importante para a consolidação da psicanálise no Brasil, os autores destacam os traços que permitiram a concepção do CPRJ como uma instituição plural, não apenas social e politicamente engajada, mas também aberta à diversidade. Marcas estas que balizam a trajetória do CPRJ desde seus primórdios ao seu presente e que apontam um Norte possível para o seu futuro.
Referências
DANTO, E. A. As clínicas públicas de Freud. São Paulo: Editora Perspectiva, 2019.
DADOORIAN, D., FAGUNDES, L., PEREIRA, C. (Orgs.). Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro: 50 anos. Rio de Janeiro: Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro, 2019.
FREUD, S. A questão da análise leiga. In: STRACHEY, J. (Org.). Rio de Janeiro: Imago, 1976. p. 205-293. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, 20).
______. Linhas de progresso na terapia psicanalítica. In: STRACHEY, J. (Org.). Rio de Janeiro: Imago, 1987. (ESB, 17).
FÜCHTNER, H. Uma carreira de psicanalista atípica e contrária às normas: o caso Kattrin Kemper. Tradução de Jehovanira Chrysóstomo de Souza. Psychanalyse.lu, Oktober 2011. Disponível em:
JOBIM, T. As nascentes. Direção: Fernando Faro. Produção: Ana da Costa Santos et al. São Paulo: TV Cultura, 1993. Disponível em:
KRENAK, A. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
VICTER, R. As pioneiras da psicanálise no Brasil. Rio de Janeiro: SPRJ, 2021.
Disponível em:
Copyright (c) 2025 Cadernos de Psicanálise | CPRJ

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.